quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Jesus Chorou

Jesus Chorou ( Jo.11.35).

E nós também choramos. Sendo assim, se torna fácil por essa via, alcançarmos familiaridade com ele. Jesus chorou e isso o fez homem, participando da nossa natureza, da nossa dor, do nosso repúdio à distância evocada pela morte, da nossa saudade. Jesus Chorou: um homem apenas como os demais? Nem tanto. O mesmo apóstolo que descreveu tal ato com tanta emoção, encerra o seu evangelho não poupando as reticências:

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém (Jo. 21.25).

João, ele mesmo afirma que suprimiu e selecionou fatos, dentre os quais considerava que fosse importantes ou não ao objetivo de seu evangelho. É por isso que todo o seu conteúdo se eleva nos forçando a olhar por cima das aparências, dentre eles, os gentos mais banais, mais humanos.

Jesus chorou e isso para João é importante que todos saibam!

O apóstolo nos convida à uma profunda reflexão por cima da natureza do homem e sobre o homem, sobre criador e criatura. João nos convida a olharmos para Jesus.

Jesus ? Quem é Jesus?

Essa é a pergunta que se escondia por trás de suas lágrimas. Todo homem chora. Mas se Jesus não for somente um homem, e se ele for mais do que isso?

Putz, quem nos crucificamos?

O profeta? Um romântico revolucionário? O mestre da lei? O messias? O próprio Deus?

Jesus Chorou.

Jesus? Quem é Jesus?

Nenhum comentário: