domingo, 8 de junho de 2008

Batismo de Sangue


Diante de um regime autoritário, todas as formas de reação e protesto parecem válidas, e com o tempo passam a ser interpretadas como oriundas de um único desejo de liberdade: o povo, na multiplicidade de expressões, se une na iniciativa de, por meio da força, do exemplo ou da idéia, promover a queda de regimes centralizadores e tiranos. E quando a igreja decide participar, mesmo não oficialmente dessa iniciativa, que antes de tudo não é política, mas social, partindo exclusivamente das camadas mais desfavorecidas da sociedade, a própria doutrina cristã se vê comprometida com a queda de regimes políticos, justiça social e tolerância a pluralidade. O cristianismo passa a ser então associado a ideais democráticos, por defender direta ou indiretamente, desde sua origem à beira do mar da galiléia e ao longo de toda a sua história, a vida. Assim nasceu a teologia da libertação, como protesto e denúncia, mas também como forma de aproximar o povo da igreja, a partir de uma indignação comum: o clamor por justiça.



Particularmente não acredito na democracia, e a forma como vejo o cristianismo, no que se refere a doutrina, diverge em alguns aspectos da teologia da libertação, contudo, gosto da ênfase propíciada por essa corrente teológica à prática, deixarei esse assunto para outra hora, entretanto, quero apenas dar ocasião ao filme, que inspirado no livro de Frei Beto, me levou às lágrimas, e perceber quão pouco cristão eu sou.



" Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada, e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio (...).O filme, de Helvécio Ratton, é baseado no livro homônimo do Frei Betto (vencedor do Prêmio Jabuti) e conta a ação dos dominicanos junto à Ação Libertadora Nacional - ALN, movimento guerrilheiro comandado pelo Carlos Marighella. ". Fonte: www.cranik.com/batismodesangue.html




Nenhum comentário: