segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pr. Paulo Lima

Inauguro esta seção de entrevistas do meu blog com uma personalidade singular. Pastor batista, cujo ofício exerce com entusiasmo em Vila Norma, São joão de Meriti, no Rio de Janeiro, sua grande paixão é anunciar Cristo, tendo como principal característica uma sabedoria admirável para simplificar aquilo que outros teólogos só complicam: a doutrina cristã. Entretanto, sou suspeito a propor comentários: sou ovelha de seu ministério. Por isso, reservo esse espaço para que ele fale de si mesmo e de sua experiência na carreira ministerial e cristã.
Vigília da Noite- Descreva resumidamente como foi o seu chamado e motivação à carreira pastoral, seu início e as frequentes dificuldades envolvidas nesse ministério.

Pr. Paulo Lima - Aos 5 anos de idade a minha tia Carolina (Tia Calú) me disse: "Você vai crescer e vai ser um pastor" - isso foi num domingo no culto da manhã da Igreja Presbiteriana de Olaria (ano de 1950). Eu estava no colo dela no momento dessa palavra. Considero que foi uma inspiração divina que a levou àquela afirmação, pois, jamais me esqueci das suas palavras. O tempo foi passando e eu já adolescente tomei consciência da vida com as suas dificuldades, principalmente no que diz respeito ao pecado. Cheguei à conclusão que eu não poderia ser um pastor porque era indigno para tal. Julgava eu que um pastor deveria ser um homem com menos inclinação ao pecado do que eu.
Lutei muito para não ser o pastor. Somente aos 38 anos de idade é que eu cheguei ao Seminário, depois de grande dificuldade, durante a qual eu entendi que toda a minha luta se dava porque eu estava sendo desobediente ao Senhor.
Depois, abençoado e formado, assumi o ministério e tenho sido ricamente orientado pelo Senhor da Seara.

Vigília da Noite- Um exemplo em sua vida.

Pr. Paulo Lima- A vida do Pr. Nilson do Amaral Fanini.

Vigília da Noite- Como o senhor vê hoje a situação da cristandade no mundo? A igreja tem de fato exercido a sua missão ou deixado a desejar?

Pr. Paulo Lima- O inimigo lançou o joio no meio do trigo abundantemente. Hoje, a gente não pode afirmar quem é cristão e quem não é. Certamente que o fruto de cada um é que vai definir e dar a resposta. Entretanto, o "cristianismo da moda" como temos visto por aí, é algo que confunde e desorienta a quem busca a resposta a essa pergunta que você fez. A Igreja já não é una. Existem muitas denominações e muita efervescência no meio cristão, especialmente porque a maioria das denominações das dissidências, tão comuns hoje, tem fragmentado o meio dito evangélico, não permitindo que alguém se refira à IGREJA. Assim sendo, a missão de atender ao IDE de Jesus está altamente prejudicada, não permitindo uma avaliação absoluta. Mas, pode-se ver pelo contexto, que a missão de anunciar um Evangelho genuino e puro está altamente comprometida.
Vigília da Noite- Uma fonte de inspiração.

Pr. Paulo Lima- A Bíblia Sagrada.
Vigília da Noite- Uma experiência inesquecível.

Pr. Paulo Lima- Um encontro com o anjo do Senhor aos 19 anos e o reencontro com o mesmo 30 anos depois. Evito falar sobre os dois eventos que me fizeram reconhecer aquele personagem porque julgo que foi algo muito especial para mim. Por outro lado, alguém poderia julgar fantasiosa a história.

Vigília da Noite- Uma fonte de indignação.

Pr. Paulo Lima- As Casas Legislativas brasileiras me causam náuseas.

Vigília da Noite- Frase.

Pr.Paulo Lima- "O teu carisma poderá te levar onde o teu caráter não poderá te sustentar"
(Dr. Pr. Paulo Ribeiro - Assembléia de Deus)

Vigília da Noite- Os melhores livros:

1 -Barro nas Mãos do Oleiro - Dorothy Sun
2 -Sob os Céus da Palestina - Mário Barreto França (Poesias)
3 -Meu Querido Canibal - Antonio Torres

Vigília da Noite- Os melhores filmes:

1 - E o Vento Levou (inesquecível)
2 - Ladrão de Casaca

Vigília da Noite- As melhores músicas:

1 - Love Story
2 - El día em que me quieras


Vigília da Noite- O futuro:

Pr. Paulo Lima- A Deus pertence, mas espero estar trabalhando até o meu último dia.

Vigília da Noite- Seu legado:

Pr. Paulo Lima- Quero deixar impregnado na mente dos meus ouvintes que a vida (em todos os sentidos) só tem 3 degraus: SABER, CONHECER e ENTENDER. Só os entendidos serão vitoriosos. Por isso há que se especializar e ser o melhor naquilo que faz.

Nenhum comentário: