sábado, 28 de junho de 2008

Rev. Carlos Alberto

Alguns homens não podem ser descritos completamente por palavras, e são exatamente aqueles que fazem das palavras, mas do que a usual capacidade humana de se comunicar, a divina manifestação da própria providência. Acredito que o Rev. Carlos Alberto Chaves, pároco da Paróquia Anglicana Reformada da Santíssima Trindade em Copacabana, esteja entre esses homens. Um grande orador: indício de uma acentuada preocupação em transmitir adequadamente a palavra de Deus - com conhecimento, inteligência e que acima de tudo, atenda as necessidades de seus ouvintes, que a Palavra de fato, seja uma forma de alimento, para o espírito e para a alma, que a Palavra de fato seja de Deus, e não a simples reverberação de um método eficiente de convencimento. Diante de um grande orador com tal preocupação, uma entrevista se torna uma forma de inspiração, não para ele, mas para nós. Portanto caríssimo, nos inspire...

Blog da Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade: http://anglicanasst-rj.blogspot.com/



Vigília da Noite - Descreva resumidamente como foi o seu chamado e motivação à carreira pastoral, seu início e as frequentes dificuldades envolvidas nesse ministério.


Rev. Carlos - Quando adolescente fiquei muito marcado por minha experiência religiosa e, após a confirmação (profissão de fé), procurei, de todas as formas, resitir ao desejo de tornar-me Ministro do Santo Evangelho. Como, porém, parecia-me impossível (pois, assim pensar e procurar agir nesta direção era como estar fora do sentido da vida), resolvi aquiescer ao chamado e, com 17 anos ingressei no Seminário (completando 18 anos no primeiro ano do Curso de Bacharel em Teologia). Hoje, com 49 anos, não poderia me entender como pessoa e cristão, senão, fazendo o que faço.


Vigília da Noite - Um exemplo em sua vida.

Albert Schweitzer.


Vigília da Noite - Como o senhor vê hoje a situação da cristandade no mundo? A igreja tem de fato exercido a sua missão ou deixado a desejar?


Rev. Carlos - Há vários cristianismos no mundo e, para falar de cada um gastaria páginas de livros e livros para analisá-los. Queria, entretanto, fazer uma distinção: a instituição religiosa (igrejas) e as comunidades e/ou grupos de ação e fé sob inspiração religiosa cristã.
Em geral as instituições são por demais coercitivas, castradoras, conservadoras (retrógradas), envoltas em disputas de poder, dentro e fora da instituição.


Qualquer parco sociólogo dirá que são características fundamentais de instituições aumentar seu poder, preservar sua coerção (poder) interna, ampliar suas fontes de recursos, aumentar sua abrangência social e coibir dissonãncias e discordâncias internas evitando dissidências. Sem isso ela não sobreviveria. Assim, instituições necessitam de pessoas que mantenham sua burocacria, exerçam a coerção e ampliem suas fontes de renda e número de adeptos. Seria impossível a uma instituição, senão, somente, sob pena de desaparecer, não ser: repressora, preservadora do status quo e interligadas às outras instituições que a cercam em relações de interesse e poder. Por isso, p.ex., a instituição religiosa perseguiu, prendeu, julgou, maltratou e matou a Jesus Cristo.


Uma comunidade ou grupo, diferentemente, reune-se à volta de uma utopia, de um sonho, ou de ideais e buscas comuns: aqui encontramos mais a Igreja de Jesus Cristo do que, em si (note, em si), nas instituições religiosa que recebem o nome de "Igreja".





Vigília da Noite - Fale um pouco sobre seu envolvimento com a teologia da libertação.


Rev. Carlos - Quando estudei para o Bacharelado em Teologia, aqui na América Latina e, em especial no Brasil (1978), a teologia que movimentava o pensamento teológico era a TdL. Formei-me estudando seus autores e aprendi a ler a Bíblia pelos instrumentos das diferentes teologias da libertação. Ela conseguia usar o método barthiano de estudo das Escrituras (o jornal em uma mão e a Bíblia - e seus instrumento de análise - em outra) e a leitura crítica do socialismo e do marxismo à realidade. Por isso, entendi (no passado) e ainda permaneço entendendo, a TdL ainda é a única e melhor forma de se fazer teologia para a realidade na qual nos inserimos.


Vigília da Noite - Uma fonte de inspiração.
Rev. Carlos - São Francisco de Assis.


Vigília da Noite - Uma experiência inesquecível.

Rev. Carlos - Como não sei se a pergunta volta-se ao negativo ou ao positivo, vou responder falando sobre um e outro.

Negativa - marcou-me profundamente ter de sepultar um oficial de Igreja, novo, com filhas adolescentes e dois pequenos filhos, que, no domingo havia-me pedido uma partitura coral que falava sobre a fé e a coragem que ela infunde e ter o mesmo usado isso para colocar sua cabeça dentro do forno, ligar o gás e suicidar-se. Esta foi uma experiência marcante, doída e difícil, mas, também, um desafio à confissão da fé e do múnus pastoral, pois tive de encontrar e buscar dentro de mim algo que não conhecia e julgava não ter para realizar o sepultamento, acompanhar a família posteriormente e conseguir consolar aquelas vidas ante ao trágico e bizarro. Até hoje suas filhas são minhas queridas amigas e sempre gratas.

Positiva - reencontrar, depois de longos anos de separação, aquela que hoje é a minha querida esposa.

Vigília da Noite - Uma fonte de indignação.

Rev. Carlos - O fosso desnecessário e injustificável entre os ricos e pobres no Brasil.

Vigília da Noite - Frase.:

Rev. Carlos -Há tantas...

Bíblica - Jesus chorou.

Escritor - F. Nietzsche:"Ai de mim, esta é a minha dor: introduziram atrás de todas as coisas, mentindo, prêmio e castigo.""Se dizem que são bons e mansos, para ser fariseu, só falta o poder."
"Sou inimigo de tudo o que já, cansado, não pode nem morrer nem viver."

"Aquilo que não se pode mais amar, deve-se passar além"

Dostoievski: "Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n'Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade."

Vigília da Noite - Os melhores livros:
Rubem Alves - O Enigma da Religião
Rudolf Bultamnn - Teologia do Novo testamento
Leonardo Boff - Jesus Cristo Libertador

Vigília da Noite - Os melhores filmes:
Um Sonho de Liberdade (Diretor: Frank Darabont; com Tim Robbins e Morgan Freeman)
Ilha das Flores (documentário dirigido por Jorge Furtado)
Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos (documentário dirigido por Marcelo Marsagão)

Vigília da Noite - As melhores músicas:
À Flor da Pele, e, O Que Será (Chico Buarque)
Somewehe Over The Rainbow (cantado por Judy Garland, do filme O Mágico de Óz)
Bastidores (Chico Buarque)

Vigília da Noite - O futuro:
Rev. Carlos - Esperança e fé.

Vigília da Noite - Seu legado:
Rev. Carlos - Nunca se esqueçam dos pobres.

Vigília da Noite - Um conselho para os que estão começando agora:
Rev. Carlos - Não se vendam, não se deixem seduzir ou comprar. Melhor ter ideais bons, e seus, do que "segurança" e poder.

Nenhum comentário: